Gran Canaria
GranCanaria.com El Tiempo Hoy Home

Desportos

 

Jogos do passado, do presente e do futuro

Há uma tradição nas Canárias quase tão antiga como a base de uma falésia. Uma tradição que mantém a união entre os islenhos de hoje e os canários que viveram no arquipélago no passado. Há centenas de anos.

Como um tronco de uma árvore que vai somando anéis atrás de anéis, assim se mantém, de geração após geração, a prática dos jogos próprios da cultura aborígene das Canárias. Surgidos na época anterior à conquista das ilhas pela Coroa de Castela.

Pormenor do jogo do pau
Entardecer no interior de Gran Canaria

Em Gran Canaria, aliás em todo o território das Canárias, pode encontrar praticantes que mantêm viva a velha paixão pelo jogo do pau e, principalmente, pela “Luta Canária”, parte da cultura aborígene e que nos dias de hoje é um desporto autóctone praticado nas 7 ilhas. Vários séculos depois mantém-se viva a competição entre lutadores, que viajam para enfrentarem equipas de outras ilhas, seguindo as mesmas velhas artes de luta, os truques que passam de pais para filhos e que voltam a surgir cada vez que se acendem as luzes de um terreiro.

Também lutam por manterem-se a salvo os barcos da Vela Latina Canária, outra modalidade desportiva própria do arquipélago com fortes tradições na capital de Gran Canaria. Os barcos de vela latina não são embarcações correntes. Existe uma grande desproporção entre o casco e a vela. Os pequenos barcos são manobrados habilmente pelas tripulações, que mantêm a navegação dos pequenos barcos à base de fortes contrapesos, em competições presenciadas por um grande público na baía de Las Palmas de Gran Canaria nos dias de festa.

Monumento ao Atlante próximo de Las Palmas de Gran Canaria
Um bote de vela latina

A tradição completa-se com uma série de jogos e desportos autóctones, muito ligados à história das Canárias enquanto sociedade rural. O salto do pastor, o levantamento do arado, o levantamento de grandes pedras, o arrasto de gado, mantém-se vivos como uma recordação e herança das muitas gerações dedicadas à atividade agrícola nas comarcas rurais das ilhas.

Dizem que para saber a idade dos peixes é preciso contar os anéis das escamas. Gran Canaria, uma ilha que surge do mar, podia contar facilmente os anos em que está habitada somando as gerações de aficionados pelos seus desportos autóctones.

Outros desportos autoctones:

Luta Canária
Salto do pastor 
Levantamento e pulseo da pedra 
Levantamento do arado 
Jogo do pau 
Luta do garrote 
Arrastro do gado

Patronato de Turismo de Gran Canaria. Todos los derechos reservados.
Marco Legal