Gran Canaria
GranCanaria.com El Tiempo Hoy Home

Natureza

 

Observação da Natureza

Flora

Desde séculos, a flora canaria é objecto de interesse pelos engenheiros de tudo o mundo. Trata-se de uma flora única desaparecida completamente de outros lugares de origem. Em Gran Canaria existe mais de cem variedades que só podem ser vista em esta ilha, além de outras quinhentas espécies, cujá exclusividade partilham com outros território do Arquipélago Canario, pelo que se ha convertido em uma referência para o estudo da flora do planeta. Tudo esto faz possivel a afirmação que Gran Canaria é para o estudo da flora o que as Galápagos a fauna.

Plantas de pita
Plantas com flores
Árvores do interior de Gran Canaria ao entardecer

A visita ao Jardín Botánico “Viera y Clavijo” (Las Palmas de Gran Canaria) é obrigada para adentrar-se neste mundo único ao igual que conhecer os diferentes pinhales, os extensos palmeirales o um dos últimos vestígios da laurisilva no mundo: Los Tilos de Moya.

Fauna

A fauna terrestre na ilha caracteriza-se pela ausência de grandes vertebrados e espécies mais númerosas da fauna terrestre de Gran Canaria. Entre os vertebrados e espécies danina. As aves e réptis sãon a espécie mais númerosas da fauna terrestre de Gran Canaria. Entre os vertebrados figuram o lagarto canarión endémico desta ilha e cuja abundância é esgotante, a lisa azulada, o perenquén de Boettger e a musaranha de Osorio.

Golfinhos a fazer piruetas perto da costa de Gran Canaria
Golfinho a nadar nas proximidades de Gran Canaria
Ave atravessando um céu sem nuvens

Respeito as aves, sãon as que tem a maior representação, concretamente 48 espécies englobão a avifauna nidificante nesta ilha, com endemismos como o picapinhos, o pintarroxo o e pizón azul, localizado este último no pinhar de Pilancone Inagua. O pássaro canario merece uma menção á parte pelo sua implantação simbólica que o relaciona tanto com Canaria como com Gran Canaria, em particular. O interesse desta ave, de grandes faculdade cantora, ha sido sua criatura que através de cruzamentos com outras espécies, ha dado lugar a uma grande variedade. A ilha é, ademais, lugar de passo de aves migratória. Da avifauna constituida por espécies marinhas e nidificantes destaca a pardela cenicenta.

A fauna marinha de Gran Canaria é muito variada e rica em espécies, devido a sua diversidade ambiental e situação geografica. Uma das particularidades do povoamento marinho das aguas grancanaria é a coexistência de espécies como os pelágicos e tartarugas (entre as que destaca a espécie careta-careta) que convivem com raia, manta, arenques esélacos, peixe agulha, túnidos de grande envergadura o as espécie do litoral, como pargos, peixe-sapo, salemas, galanas, palombetas, mero, ruivos, galo o bacalhau. Na colónia de mamíferos, que também encontra-se em aguas de Gran Canaria, figuram os golfinhos, as toninhas e as baleias.

Patronato de Turismo de Gran Canaria. Todos los derechos reservados.
Marco Legal