Gran Canaria
GranCanaria.com El Tiempo Hoy Home

Cultura

 

Cozinha para momentos alegres

Imagine que esta noite abre o frigorífico da sua casa e depara-se com o seguinte:

Um oceano de sabores que saltam directamente para a panela desde o fundo do mar. Uma colecção de frutas e verduras da ilha do bom tempo. Um molho doce cozinhado a partir de um livro de receitas provenientes de cem lugares distintos.

Prato de batatas enrugadas com molho
Frutas tropicais

Pois é, a cozinha de Gran Canaria assemelha-se a isso. Um compêndio de sabores de 117 continentes. Numa ilha imbuída de influências de culturas e tradições. Um prato cozinhado com a ajuda do bom clima de Gran Canaria e fundido com os produtos do oceano que a rodeia.

Se viajar até à Gran Canaria, não pode deixar de conhecer a apelidada “cozinha dos momentos alegres”, a cozinha da ilha. Para tal, deve seguir o caminho introduzido pelos enyesques (os aperitivos), e depois, para cuidar do espírito, um bom primeiro prato. Talvez uma sopa de peixe ou de agriões.

Um casal a sorrir e a brindar durante o almoço
Um casal a conversar enquanto saboreia uma taça de vinho

E a seguir, por exemplo, uma estupenda “vieja sancochada”. Acompanhada, obviamente, por papas arrugadas. E não ponha de lado, nem a brincar, a opção da carne, pretexto perfeito para contar com a companhia imprescindível dos vinhos da Denominação de Origem de Gran Canaria.

E para finalizar a nossa breve proposta (visite-nos e verá que temos muito mais para oferecer) sugerimos-lhe que prove a sobremesa com “bem-me-sabe” a doce receita de amêndoa que viaja desde o cume para adoçar a maior parte dos restaurantes da ilha.

Sobremesa com bem-me-sabe
Variedade de queijos e vinhos

Em Gran Canaria os rostos iluminam-se. Tanto como as esplanadas com vista para o mar quando chega a noite. Graças a uma gastronomia singular, muito rica, variante, com magníficos produtos provenientes pontualmente do oceano até à mesa. Tudo é preparado delicadamente. Com várias colheradas do céu azul e tudo sazonado com a melhor companhia possível para desfrutar de mil momentos alegres.

Leve para casa a Cozinha dos Momentos Alegres
Conheça aqui as Receitas da Gastronomia de Gran Canaria
Comecemos pelos “Enyesques”
E continuemos com os primeiros pratos
Também lhe mostraremos vários segundos pratos
E, claro, as sobremesas

E não se esqueça do bom vinho da ilha!


Há uma ilha de sabores cozinhados em Gran Canaria.
Clique aqui e descubra o que esconde cada município...

Agaete - Agüimes - Artenara - Arucas - Firgas - Gáldar - Ingenio - Las Palmas de Gran Canaria - Mogán - Moya - San Bartolomé de Tirajana - La Aldea de San Nicolás - Santa Brígida - Santa Lucía - Santa María de Guía - Vega de San MateoTejeda - Telde - Teror - Valleseco - Valsequillo de Gran Canaria

Patronato de Turismo de Gran Canaria. Todos los derechos reservados.
Marco Legal