Gran Canaria
GranCanaria.com El Tiempo Hoy Home

O Mar

 

A adrenalina é um desporto nacional

Em Gran Canaria, o mar teima em que todos subamos para uma tábua. Pelo menos uma vez na nossa vida. Só para experimentar. O oceano inteiro parece conspirar para que existam cada vez mais pessoas na Ilha a aderir à prática do surf. E à do bodyboard. E à do windsurf. E, nos últimos anos, também à do kitesurf.





Assim, devido a esta conspiração oceânica, chegam constantemente boas ondas a Gran Canaria. Dia após dia. Boas ondas, de tamanho médio, para os principiantes. Em praias onde é facílimo começar a aprender. E também boas e grandes ondas para os surfistas mais veteranos. Ondas escondidas em lugares afastados, porque os grandes peritos gostam de surfar assim. Retirados e em silêncio.

Por outro lado, o mar insiste em oferecer-nos os melhores ventos deste hemisfério e de uma parte do outro. Para que os windsurfistas e as windsurfistas de Vargas e Pozo Izquierdo não parem de andar de um lado para o outro, com a estranha mania de voar sobre a água que banha as praias do sudeste de Gran Canaria.

Um pai e o seu filho a contemplar as ondas
Duas crianças a praticar bodyboard em Las Canteras

E talvez não acredite, mas é normal em Gran Canaria, com a chegada da noite, no momento de adormecermos, que o mar entre sorrateiramente pelas janelas das casas. Parece tratar-se de um conto, mas é mesmo verdade. O oceano fala-nos ao ouvido. Isso mesmo, fala connosco. Às vezes é à Quarta-feira, outras à Sexta-feira e tem dias que é à Segunda. E com uma voz baixinha diz-nos: “amanhã grandes ondas” ou: “amanhã vento em Pozo”. E você deixa-se adormecer ao som do mar. Contando ondas. E ouvindo-as romper à esquerda. E à direita.

É por isto tudo, caro amigo, cara amiga, que lhe recomendamos que na sua viagem a Gran Canaria deixe ficar para trás as ideias pré-concebidas. Porque, repentinamente, pode sentir o chamamento oceânico e ir a correr para uma das escolas de surf existentes na ilha. Sem entender muito bem o motivo. Não será certamente a última pessoa com ânimos repentinos de ir experimentar.

Kitesurf na costa de Gran Canaria
Windsurfistas a fazer acrobacias no sudeste de Gran Canaria

E tudo devido a esta conspiração oceânica. A conspiração entre o oceano, o bom tempo e os ventos alísios que se fazem sentir em Gran Canaria. Uma maquinação marinha que impele todos aqueles que aqui vivem a experimentar pelo menos uma vez. Experimente você também. Pelo menos uma vez. 

Já nos dirá  como foi...



Patronato de Turismo de Gran Canaria. Todos los derechos reservados.
Marco Legal