A Gran Canaria preenche muitos dos requisitos necessários para ser considerada um local ideal para contemplar o universo: picos altos, céus limpos, desafogados e escuros, com pouco vento. É por isso que os adeptos da observação das estrelas encontram um lugar priveligiado para observar o céu, em vários pontos da ilha redonda.
Os melhores pontos de observação situam-se nas cotas mais altas, graças a um fenómeno denominado pelos locais como “Pança de Burro”, que facilita a obtenção de imagens com melhor precisão e qualidade. O fenómeno “Pança de Burro” caracteriza-se por uma acumulação de nuvens a uma altura não superior aos 500 metros acima do nível do mar, que bloqueiam a luz da cidade e anulam a respetiva poluição luminosa, assim permitindo uma melhor observação das estrelas. A par com as boas condições do céu, a astronomia tem crescido na ilha graças a algumas organizações como o Observatorio Astronómico de Temisas ou o Centro Astronómico Roque Saucillo, que têm um programa de atividades anual. Entre as atividades organizadas estão algumas promovidas pelos próprios observatórios e outras programadas em diferentes pontos da Gran Canaria.
O Observatorio de Temisas situa-se numa paisagem lindíssima, constituída por uma pequena aldeia paredes-meias com um dos olivais mais importantes das Canárias. A aldeia conta com vestígios de moinhos de azeitonas do século XVI e, ainda hoje, muitos agricultores mantêm viva a tradição, produzindo no lagar municipal o Azeite Virgem Extra "Caserío de Temisas".
A visita ao Observatório é uma desculpa perfeita para uma escapadela rural, seja para passear pela aldeia e saborear a gastronomia tradicional, seja para fazer caminhadas por rotas reais que atravessam os barrancos da zona. Temisas é um verdadeiro oásis que ajuda a escapar ao ruído citadino.
A empresa Astroeduca oferece um amplo leque de atividades didáticas e organiza passeios turísticos pelas montanhas e zonas de média altitude da ilha. A Astroeduca conseguiu reunir meio milhar de adeptos da observação dos céus, durante a chuva de estrelas das Perseidas.
Com um claro objetivo didático e informativo, o seu programa de atividades tem vindo a consolidar-se nos últimos anos. Conta com um observatório situado em pleno centro da ilha, o Centro Astronómico Roque Saucillo (CARS) em San Mateo, onde centenas de alunos das escolas locais descobrem a astronomia pela primeira vez.
O CARS é um elemento fundamental da aposta da Astroeduca na divulgação desta ciência e no desenvolvimento do turismo astronómico. Trata-se de um observatório urbano onde se realizam algumas atividades com o apoio do município de Vega de San Mateo. Situa-se no piso superior da Escola Municipal de Música e partilha o código MPC com o Observatório de Montaña Cabreja. Está dotado de 3 telescópios de 0,28m, 0,20 e 0,06m respetivamente, com câmaras CCD. Além disso, existem dois telescópios de hidrogénio alfa para a observação e astrofotografia solar. Para obter os contactos e mais informações, visite www.astroeduca.com.
A Astroeduca organiza ainda o Star Party, um encontro anual sob as estrelas, no qual qualquer pessoa pode participar e que se realiza todos os anos num local diferente.
Outra alternativa é oferecida pela AstroGC, a empresa de passeios de Gauthier Dubois, um grande conhecedor dos recantos que as montanhas da Gran Canaria guardam para os amigos das estrelas. Gauthier organiza percursos turísticos muito interessantes - com saída nas zonas turísticas do sul da ilha - que são uma experiência inesquecível para os amantes da astronomia que desejam partilhar uma noite de descobertas sob o céu estrelado.
Gosta da ideia de aliar as caminhadas à observação das estrelas?
Descubra o céu da Gran Canaria com Astroeduca.
Quer conhecer um céu repleto de estrelas?
A empresa AstroGC realiza excursões com saída desde o seu hotel, para conhecer o espetacular céu estrelado das montanhas do sul da ilha.