https://www.aytoagaete.es/luga...
Telefone: | 0034 928 554 382 |
Endereço: | c/ Párroco Alonso Luján 5 |
Código Postal: | 35480 |
Núcleo: | Agaete |
O Ramo é o ato central das festas da Virgem das Neves, na povoação de Agaete. Uma celebração que, com o passar dos anos, se converteu num dos grandes acontecimentos estivais das Canárias. Não se trata de mais uma festa, este evento tem um especial caráter simbólico para os seus habitantes. Devido ao seu significado e pelas suas características históricas e tradicionais, em 1972, as festas foram declaradas de Interesse Turístico Nacional.
O Museu do Ramo é um espaço para contemplar, compreender e desfrutar da essência da festa, em qualquer dia do ano. O museu mostra os diferentes elementos que intervêm na sua celebração. Desde os papagüevos (gigantes e cabeçudos) aos diferentes elementos de decoração nos dias de festa, como lanternas, ramos, etc...
O Museu situa-se num edifício recentemente acondicionado, com jardins e seis espaços expositivos diferentes:
Espaço 1: Introdução e contextualização da festa em torno da Virgem das Neves.
Espaço 2: Evolução e contexto histórico da Vila de Agaete.
Espaço 3: Os principais ingredientes da festa: a música, os papagüevos, o ramo como elemento vegetal e o mito do ritual aborígene.
Espaço 4: A festa na rua: a Diana, o Ramo, a Retreta, as lanternas, os vendedores de turrão, os feirantes...
Espaço 5: O grande dia: a subida da Virgem, o encontro, a chegada, o estrondo dos foguetes, a procissão, a decoração das ruas, a pólvora, os bailes e verbenas, os jogos infantis...
Espaço 6: O Ramo do Vale: a despedida aos romeiros, a subida ao pinhal, cortar o ramo, descer do pinhal, o ramo pelas ruas, a procissão?
O Museu do Ramo é o primeiro museu das Canárias dedicado a uma festa. Pretende converter-se assim, através da ampliação projetada para um edifício anexo, numa referência regional para estudar e assimilar a rica variedade das festas do arquipélago canário e todo o significado cultural e social que entesouram.