Os amantes da montanha e do pedestrianismo aproveitam a mais mínima desculpa para voltar a Gran Canaria. A culpa de todas estas viagens, de ida e volta, é da ilha, um lugar muito inusual que esconde, onde menos se espera, paisagens diferentes.
Porque a Gran Canaria não é apenas uma ilha repleta de praias. É também um continente em miniatura, onde se faz sentir um óptimo clima praticamente durante todo o ano. Um continente em pequena escala, em metade do mar, com uma particular mescla de ingredientes que a convertem numa iguaria para os pedestrianistas.
A sua intrincada orografia é o primeiro ingrediente. A seguir, junta-se a curiosa mistura de palmeirais e pinhais, de barrancos e caminhos reais que se enredam pelas montanhas, formando um puzzle de paisagens sempre diferentes, tão distintas entre si como a variedade de essências numa perfumaria. E depois também está a Resistência.
A Resistência é composta por um bom número de islenhos que se recusam a deixar de viver como o fizeram os seus pais e avós, e são os que resistem, contra ventos e marés, a aderir ao stress.
E são eles também os que conformam a hospitaleira paisagem humana que os caminhantes vão encontrando quando se aventuram na descoberta do interior da ilha. São habitantes de recantos escondidos que surgem ao virar de uma senda, em pequenas povoações. Os que se recusam a usar relógio e a mudar de vida. Tudo isto tem a sua lógica. Para que é que servem as pressas numa ilha como esta? O melhor é desfrutar de um lugar onde a natureza é nossa amiga e a vida é simples.
Na realidade, o segredo é só esse. Venha caminhar pela ilha. Há um continente em miniatura à sua espera, onde pode descansar como merece.
Ligações de interesse relativas a trilhos em Gran Canaria
– Informação dos Municípios da ilha -