O oceano resolveu um dia ser amável com Gran Canaria. Decidiu que o bom tempo, o clima ameno e agradável ia ser uma das normas da ilha. Quase o ano inteiro. Um clima estupendo, inclusive durante os meses do Inverno continental europeu.
O oceano decidiu assim que os ventos alísios deviam chegar às ilhas Canárias durante praticamente os doze meses. Para que o arquipélago fosse um dos lugares com melhor clima da Europa, graças aos ventos húmidos e frescos do Anticiclone dos Açores. É essa a explicação do pequeno milagre climático que origina o tempo primaveril de umas ilhas próximas do continente europeu.
Para além desse oceano de boa sorte, Gran Canaria ganhou outro primeiro prémio. Dado o seu carácter de ilha montanhosa e devido à sua particular orografia aguçada, Gran Canaria conseguiu que os ventos se mesclassem com as montanhas da ilha, dando lugar a uma grande variedade de microclimas. Deste modo, enquanto nas zonas costeiras, principalmente na vertente meridional, o clima é seco e soalheiro, tudo muda quando começamos a subir.
Quando atingimos uma altitude elevada, o mar deixa de influir e as montanhas retêm as nuvens, provocando grandes diferenças térmicas, desde as zonas médias temperadas, de vales e bosques subtropicais, até às zonas mais altas. E é por isso que em determinadas ocasiões existe o paradoxo de passar, em apenas uma hora de carro, de apanhar sol na praia a brincar com a neve nos cumes.
A temperatura da água do mar é igualmente temperada. Oscila entre os 18 graus nos meses de Inverno e os 22 graus durante o resto do ano. Esta circunstância, associada às 2700 horas de sol anuais que se contabilizam na ilha, permite obter o máximo rendimento nos dias de praia. E é todo esse mar de bom tempo que converte Gran Canaria num destino perfeito para a prática de qualquer actividade desportiva imaginável ao ar livre.
Um dos erros mais frequentes é pensar que se as ilhas gozam de um Inverno tão ameno o Verão dever ser abrasador, mas isso não é verdade graças à visita do nosso amigo, o vento alísio. O Verão nas Canárias é igualmente suave pois beneficia dos ventos que o oceano envia para refrescar o arquipélago. Um vento que oferece Verões agradáveis, com temperaturas a rondar os 24 graus. Um clima feito quase por encomenda para que não deixe de desfrutar da vastidão das praias de Gran Canaria.