Muito obrigado, ventos alísios!
Este é o primeiro pensamento dos amantes do kitesurf quando chegam a Gran Canaria. Uma ilha que acolhe, em cada temporada, um maior número de apaixonados pelo kiteboarding. A Gran Canaria tem todas as condições para atrair este tipo de desportistas, graças aos seus ventos alísios, que sopram durante quase todo o ano. Ventos esses que são os responsáveis pelo magnífico tempo que se faz sentir na ilha ao longo dos quase doze meses do ano.
Mas na ilha não encontrará apenas um óptimo clima e bons ventos. Encontrará também vários spots à sua medida. Em praias de areia dourada ou de areia vulcânica. Ou em zonas afastadas da costa. Existem vários locais onde pode navegar, independentemente do seu nível.
Se quiser conhecer os locais frequentados pelos melhores kiters, então o melhor sítio está em Vargas, no sul da ilha. Não se trata de uma praia para novatos. É um território de radicais. Apesar da dificuldade do terreno, é o spot preferido pelos mais veteranos.
Devido à qualidade do vento que aí se faz sentir, também em Punta de Maspalomas, no sul da ilha, pode deparar-se, em algumas ocasiões, com grupos de kiters. Aqui têm a oportunidade de praticar, tendo como pano de fundo as descomunais dunas de areia. Pode também encontrá-los não muito longe das praias de Águila e de Tarajalillo, na zona conhecida como Las Burras. É outro dos spots chaves de Gran Canaria, onde os kiters e os windsurfistas navegam todos juntos à procura de bom tempo e de bom vento.
Saltando e voando. Porque em Gran Canaria os dias de férias passam a voar, especialmente se for na companhia de uma asa. E é mesmo isso que poderá contar quando regressar a casa e ao trabalho: “Já estou de volta. Os dias passaram a voar”.