Imagine por um momento que existe no mundo uma Universidade das Praias. Um centro académico onde as praias da Europa têm a oportunidade de obter o diploma de “destino dos melhores banhos”. Muito bem, pois a verdade é que essa Universidade das Praias existe e que a Playa del Inglés, no sul de Gran Canaria, há já muito tempo que concluiu todas as disciplinas.
Sim, é verdade. A Playa del Inglés tem o diploma de “praia espectacular”. Porquê? Bom, talvez porque tenha obtido um excelente em matéria de clima. Passou com distinção a disciplina do bom tempo, uma vez que goza de sol praticamente durante o ano inteiro. Um clima privilegiado que é quase a regra na quilométrica língua de areia que nasce em Maspalomas e termina naPlaya del Inglés, junto dos hotéis que se debruçam sobre a praia como se quisessem nadar no oceano.
A Playa del Inglés possui também o certificado oficial de cem mil risos já alcançados. Este diploma premeia-a por ser um lugar de férias para milhares de europeus, e por ser, desde há décadas, o melhor refúgio com sol para centenas de famílias. De facto é uma praia perfeita para os mais pequenos. Tem uma extensão muito ampla, com zonas resguardadas e outras onde as crianças podem brincar à vontade. Dispõe de uma diversidade de zonas comerciais e de serviços nos arredores.
A Playa del Inglés conseguiu também passar com distinção na disciplina de “praia divertida”. Trata-se de uma das praias mais concorridas e populosas de Gran Canaria. Podemos encontrar zonas onde se reúnem os mais jovens, outras que são o ponto de encontro dos surfistas, passando pelas dos fanáticos do jogging, dos praticantes de capoeira, dos vendedores sorridentes ou dos grupos de amigos que se divertem a mergulhar nas ondas.
Graças a toda esta agitação e animação, a Playa del Inglés passou também com excelente nota na disciplina de “praia desportiva”. E é por isso que, no recanto onde começa a zona nudista, mais afastada, predominam os surfistas, que é a parte menos movimentada, frequentada por todos aqueles que querem apanhar sol numa praia solitária. Aliás, isto é o que tem de bom este lugar. Oferece-lhe tantas opções para um bom dia de praia, como as que você quiser.
Mil dias de praia possíveis para cada um dos banhistas que desembarcam todas as manhãs na areia, onde começa a enorme extensão de dunas cujo limite só se pode ver a muitos quilómetros de distância, muito além da zona onde os hotéis parecem buscar o mar.