Santa María de Guía está localizada a 25 quilómetros da capital da Ilha e a 180 metros de altitude. É um município emoldurado por uma costa rochosa, onde a erosão tem vindo a criar as suas escarpas.
O ambiente natural de Santa Maria de Guía caracteriza-se por uma grande variedade de ecossistemas, ambientes e paisagens. Esta diversidade fez com que um grande número das suas zonas naturais tivessem sido classificadas no Regulamento Canário como Zonas Naturais Protegidas. Assim, vamos encontrar a Reserva Natural Especial do Brezal, o Parque Rural de Doramas, o Monumento Natural do Montañón Negro ou a Zona de Paisagem Protegida de Las Cumbres, todos eles partilhados com os municípios circundantes.
O centro desta localidade foi declarado Monumento Histórico-Artístico Nacional em 1982. Entre os seus edifícios, podemos destacar a Igreja Paroquial, cuja fachada é de estilo neo-clássico. No seu interior conservam-se obras de arte de grande importância, tais como retábulos e imagens do escultor José Luján Pérez, natural deste município.
A Casa de Los Quintana é outro exemplo da arquitectura do município. Situada na Praça Mayor de Santa Mª de Guía, a sua construção data do século XVII. Destaca-se a sacada canário-mudéjar em madeira e o brasão dos apelidos Guanarteme e Quintana.
Outro lugar que merece uma visita é o Museu de Néstor Álamo. Artista grancanario multifacetado que se destacou em várias áreas, entre as quais, a música, a arquivística, a restauração arquitectónica e a investigação da historia, cultura e costumes das ilhas. Horário: Terça a Sábado das 10:00 às 20:00; Domingos e feriados das 10:30 às 14:30.
A Ermida de San Roque também faz parte do Património Histórico. Está situada na Praça de San Roque, na zona mais alta da cidade. É um edifício relativamente moderno de estilo neo-clássico, construído em cal e cantaria da zona. A 14 quilómetros do centro de Santa María de Guía, em Montaña Alta, celebra-se todos os anos a muito aguardada e popular “Festa do Queijo”. Outro dos locais mais característicos deste município devido à sua espectacularidade é Cenóbio de Valerón, um conjunto arqueológico declarado Bem de Interesse Cultural em 1978. Está situado a 6 quilómetros do centro de Santa María de Guía. O cenóbio era um celeiro fortaleza onde os antigos habitantes de Gran Canaria, os canários, armazenavam os seus excedentes graças às cavidades da pedra desta jazida arqueológica. Horário: Quarta a Domingo das 10:00 às 17:00.
Para obter mais informações turísticas sobre o município, visite o posto de turismo situado no centro de Santa María de Guia.