Sabe porque é que em Gran Canaria existem tantas pessoas apaixonadas pelo surf? A resposta é simples. Em Gran Canaria é muito fácil encontrar perto de casa um lugar perfeito para praticar surf e bodyboard. O óptimo clima que se faz sentir durante o ano inteiro e o grande número de praias que cobrem a costa atraem as crianças, desde muito cedo para surfarem. Para os mais jovens o bodyboard é uma espécie de desporto nacional na Ilha.
E se o que lhe preocupa são as ondas, então em Gran Canaria existem de todo o tipo. Como por exemplo, a “direita do Confital”, em Las Palmas de Gran Canaria. Um atractivo mais do que suficiente para surpreender os surfistas vindos de fora. Pode também testar a sorte em Arguineguín, no sul ou em Lloret (La Cícer), na capital. A costa norte da ilha caracteriza-se também por ser um refúgio para os surfistas e bodyboarders. Encontrará espectaculares ondas em Puertillo de Arucas, outra das zonas chave.
Porque é que a onda é tão especial em Gran Canaria? Quem percebe diz que as ondas da Ilha são “poderosas”, uma vez que as ondas chegam ao litoral desde uma grande profundidade.
A costa do arquipélago não possui uma plataforma continental e desta forma as ondas rompem energicamente. Além disso, o solo da costa é em grande parte vulcânico, o que leva a que não haja uma grande movimentação de areia e a onda se fixe sempre num mesmo ponto, como acontece por exemplo na famosa “direita do Confital”.
É que em Gran Canaria torna-se um “pecado mortal” não praticar surf ou bodyboard. Existem demasiadas praias ideais para a sua prática. A ilha possui todas as condições para atrair aqueles que desejam cruzar uma boa onda. Além do mais, aqui é possível apanhar ondas sem ser necessário vestir o fato de neoprene desde o pescoço até ao tornozelo. Ainda tem dúvidas porque é que em Gran Canaria existem tantas pessoas apaixonadas pelo surf?